Aprendizes de arte de Barra Velha se inspiram em Monet para vernissage da “Casa da Artista”, próximo dia 30
Alunos de uma escola de artes de Barra Velha estão produzindo peças inspiradas no clássico pintor Monet – e os resultados são os mais belos possíveis. Trata-se do trabalho desenvolvido pela “Casa da Artista”, vinculada ao Ateliê Cora Coralina, idealizado pela artista plástica Rosi Ana Stopa, a Zystopa.
As peças inspiradas em Monet serão destinadas à vernissage de final de ano, que será promovida no próximo dia 30 de novembro. “As crianças estão caprichando nas releituras de obras, inspiradas nesse artista, e suas criações têm encantado a todos. Cada obra é um reflexo da dedicação e do talento de cada pequeno artista, enchendo o espaço de admiração e emoção”, salienta Zystopa.
“Além das releituras, eles estão confeccionando flores para a decoração da exposição, dando ao ambiente um toque especial que certamente ficará na memória de quem visitar”, observa ela. além dos pequenos, Rosi Ana costuma dizer que seu ateliê abriga aprendizes dos “6 aos 76 anos”.
A tradicional vernissage, que acontece anualmente em novembro, é um dos momentos mais aguardados por alunos, amigos e familiares. “É uma celebração do talento e do esforço de cada um ao longo do ano, um evento de cores, luzes e muito carinho em cada detalhe”, comenta Stopa, que recentemente, expôs também no Centro Cultural Casa de Palmito, na Praça Lauro Carneiro de Loyola.
E a vernissage virá neste ano com o reforço do professor Alef, responsável pela turma de desenho, e que tem ensinado seus alunos com dedicação e atenção, compartilhando os segredos da arte de desenhar. Sob sua orientação, os alunos exploram a própria criatividade e desenvolvem suas habilidades.
A trajetória de Stopa
A artista plástica Zystopa é natural de Itaiópolis, planalto norte catarinense. Seu reconhecimento começa em 2012, quando ingressa na Associação Internacional de Escritores e Artistas.
Em 2013, recebeu do Embaixador do Congo a outorga, com certificado e troféu “Este Faz a Diferença!”, em Foz do Iguaçu, PR; no Brasil, expôs ainda no Rio de Janeiro, RJ; Ouro Preto, MG; Cabo Frio, RJ; Blumenau, SC; Caxias do Sul, RS; e em Curitiba, PR, onde recebeu o Troféu Fernando Pessoa.
Zystopa é ainda a “Artista do Ano” no Carrousel du Louvre, de Paris, França, e condecorada com a “Mention Honorable à Exposition Au Carrousel du Louvre et 63th Salon premier – Magie des formes et couleurs”, em 2022. Participou a convite, por “Rilevante empegno artístico presentato in ocasione dela Mostra Internazionale 62º Salone Premiato”, em Roma, Itália, com o tema “L’arte che gira il mondo!”, em 2023.
Recebeu ainda a Comenda Pablo Neruda, em Valparaíso, no Chile. Sua premiação mais recente é o “Prêmio Carioca de Excelência Artística”, pela Editora Mágico de Oz, entregue na Feira Literária de Parati (FLIP) 2024, em Paraty, RJ, no último dia 10 de outubro.
A conquista da artista se deve ao vasto trabalho de mais de 40 anos, produzindo cultura e arte, fomentando iniciativas nas diferentes cidades onde morou ao longo de sua vida. Residindo em Barra Velha há mais de 15 anos, a artista já se considera barra-velhense!
Imagens: Casa da Artista / Divulgação.