Bairro Corveta, em Araquari, é considerado “área infestada” por escorpiões; 51 deles foram capturados


PUBLICIDADE

A alta incidência de escorpiões em Araquari está motivando um alerta regional acerca do problema. Nesta semana, pelo menos 51 destes animais foram encontrados no pátio de duas empresas, localizadas no bairro Corveta – a área já é considerada infestada. Os animais estavam em um terreno com acúmulo de pedras que favorecem a permanência dos escorpiões.

Exemplares foram enviados para análise no Laboratório Central de Entomologia, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do Governo do Estado, que confirmou se tratar da espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecida como escorpião amarelo.

A Vigilância Ambiental de Araquari também solicitou apoio técnico para uma ação de contenção e captura dos animais. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Araquari, Diogo Lopes, a maior preocupação é realizar uma ação de controle eficiente para a eliminação segura dos escorpiões, uma vez que uma “área infestada” oferece um habitat propício para sua reprodução e sobrevivência, e também para não espalhar os animais para a área urbana.

“É importante ressaltar, que a espécie Tityus serrulatus, se reproduz de forma partenogenética (a fêmea não precisa de um macho para se reproduzir), e pode gerar entre 20 e 25 filhotes em dois partos por ano, aumentando significativamente o risco de uma infestação descontrolada. Nesse caso, um único animal já caracterizaria infestação”, pontua ele.

O que fazer se encontrar um escorpião

A orientação para a comunidade é enviar um whats para a Vigilância Ambiental de Araquari, pelo telefone (47) 98846-1279 para que seja feita a captura. Se houver condições, capture o animal e mantenha-o em um recipiente fechado. Não tente matar para evitar o risco de picadas acidentais.

Em caso de picada, lave o local com água e sabão, aplique compressa morna e busque atendimento médico imediato. Se for possível, o animal deve ser capturado e levado ao serviço de saúde para melhor identificação. A picada do escorpião pode levar à morte. Evite amarrar ou fazer torniquete, não aplique qualquer tipo de substância sobre o local (álcool, querosene, fumo, ervas), nem faça curativos que fechem o local, também não é recomendado cortar, perfurar ou queimar o local da picada.

Cuidados em casa

A melhor forma de prevenir o surgimento de escorpiões é manter jardins e quintais limpos, sem lixo, entulhos, folhas secas e materiais de construção nas proximidades das casas; evitar folhagens densas e manter a grama aparada.

Também recomenda-se sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; não colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres; usar telas em ralos do chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; e acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos dos quais os escorpiões se alimentam.

 

Imagens: PMA / Divulgação.

 

Diretor de Vigilância em Saúde de Araquari, Diogo Lopes / Divulgação.