Câmara de Barra Velha cobra “ação urgente” e critica Casan por demora na implantação do saneamento
PUBLICIDADE
Os vereadores de Barra Velha aproveitaram a reta final de outubro para cobra da Casan a espera obra de tratamento de esgoto no Município. Durante a última sessão legislativa do mês, Marcelo Nogaroli (MDB) falou da situação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, ressaltando a demora da estatal em implementar as obras necessárias – “o contrato foi assinado há 11 anos, em 2013”, destacou o parlamentar.
O início das obras estava previsto para agosto de 2024, mas até o momento nada foi feito. “Nós estamos findando o mês de outubro e não tem um metro de cano de esgoto enterrado na cidade. E o governo Douglas da Costa deu tudo que a Casan pediu, o Douglas autorizou e estendeu os braços para a Casan”, acrescentou o vereador Claudionir Arbigaus, o Pulga (PP).
A falta de saneamento básico, na visão dos parlamentares, tem grandes consequências, com o crescimento acelerado da cidade, os resíduos sendo despejados na praia e na lagoa, afetando principalmente o turismo. “Nosso município vai crescer muito nesses próximos 10 anos e nós temos que estar preparados para realmente atender a nossa população e aqueles que nos visitam”, acrescentou Nogaroli, cobrando ainda a questão da ampliação das águas tratadas.
Segundo a Câmara de Vereadores, o Poder Legislativo vem pressionando a Casan para que o cronograma seja cumprido – uma vez que a meta nacional de saneamento estabelece que, até 2033, 99% da população tenha acesso a água tratada e 90% a esgoto tratado, conforme o marco regulatório nacional.
Foto Casan / Ilustrativa / Arquivo.